Design - Photoshop

Tutorial Adobe Photoshop CS3 – Efeito "Dave Hill"

Iremos nesse tutorial, aprender a aplicação de uma série de efeitos que juntos formam uma arte muito em moda atualmente. Esse efeito consiste em uma série de aplicações que buscam uma aparência mista entre a realidade e o desenho animado.

por Luiz Felipe de Freitas



Bom amigos, iremos nesse tutorial, aprender a aplicação de uma série de efeitos que juntos formam uma arte muito em moda atualmente. Esse efeito consiste em uma série de aplicações que buscam uma aparência mista entre a realidade e o desenho animado.
Fiz uma série de testes para que conseguíssemos chegar o mais próximo possível do efeito original.
O efeito em si, não foi batizado, portanto é utilizado o nome do fotógrafo criador para identificá-lo.
Apreciem as imagens deste artista no seu site portifólio:
Portifólio Dave Hill

Utilizaremos a seguinte imagem base para a aplicação do efeito:



Essa imagem pode ser encontrada em seu formato original, no seguinte link:

imagem base


1º Passo:
Nosso primeiro passo será simples, abra a imagem base, e pelo atalho CRTL + J, duplique 2 vezes a camada background.
Como mostrado abaixo:





2º Passo:
Agora aplicaremos o filtro HIGH PASS, esse filtro consistirá em definir os pontos da imagem mais superexpostos fazendo uma mescla com o tom médio, desta forma, teremos as arestas da imagem delineados sobre um fundo cinza , portanto, clique na camada superior, e em seguida acione o menu FILTER(Filtro) > OTHER(Outros) > HIGH PASS(Alta Frequência), e configure como mostrado abaixo:




A ação que se segue, é muito particular, a escolha do modo de mesclagem dessa camada deverá ser sempre VIVID LIGHT (Luz Brilhante), porém a opacidade da camada deverá ser regulada de acordo com a imagem base utilizada.
Evite que as arestas e traços da imagem se sobressaiam em excesso pois os mesmos serão realçados com uma superexposição de luzes em certos pontos, use de coerência na regulagem dessa opacidade.
Confira abaixo um exemplo:




3º Passo:
Tendo certeza de estar na camada superior, tecle CTRL + E, dessa forma, iremos mesclar a camada superior, com a camada debaixo.
Ficando assim com 2 camadas somente.
Em seguida, tecle CTRL + J na camada layer 1, para duplicarmos a nova camada superior resultante da última mesclagem, criando assim a camada layer 1 copy
Ficaremos com a seguinte distribuição de camadas:




4º Passo:
Novamente iremos aplicar o filtro HIGH PASS (Alta Frequência), desta vez, com 2 pixels a mais na configuração, ou seja, o valor utilizado anteriormente de 4 pixels, passará a ser de 6 pixels.
Portanto, acione novamente no menu, FILTER(Filtro) >OTHER(Outros) >HIGH PASS(Alta Frequência), e configure-o para 6 pixels de raio.
Repare que ao amentarmos o raio dos pixels, a superexposição de arestas irá tomar uma área maior, se expandir em comparação à primeira aplicação do filtro.
Como mostrado abaixo:


5º Passo:
Configure a camada em Alta frequência para 40% de opacidade, e modo de mesclagem COLOR(Cor).
Guie-se pela imagem abaixo:



E mescle a camada para baixo CTRL + E.
Até o exato momento estamos com nossa imagem assim:




6º Passo:
Agora, novamente iremos duplicar a camada superior pelo atalho de teclado CTRL+J, e em seguida, aplicaremos o filtro GAUSIAN BLUR (Desfoque gaussiano), portanto acionemos o menu FILTER (Filtro) > BLUR (Desfoque) > GAUSSIAN BLUR (Desfoque gaussiano).
Configure para 7 pixels o raio de aplicação do filtro.
Em seguida, iremos criar uma máscara de camada ainda na camada desfocada.
Portanto, clique no ícone mostrado na imagem abaixo para criar a máscara.




7º Passo:
Agora, a partir dessa máscara, iremos ocultar 50% do efeito de desfoque aplicado na camada, preenchendo com a cor cinza essa mesma máscara.
Portanto devemos clicar na miniatura branca que representa a máscara e em seguida seguir ao menu EDIT(editar)> FILL(Preencher), marque a cor 50% GRAY (Cinza).
E confirme ok.
Confira abaixo como você deverá proceder




8º Passo:
Nesse momento, precisaremos de um pouco de habilidade manual, pois utilizaremos a ferramenta BRUSH TOOL (Pincel) para apagarmos em alguns pontos o efeito de desfoque, dessa forma exaltando esses pontos que serão os pontos mais escuros e mais luminosos da imagem:
Portanto, certifique-se da cor preta em primeiro plano, acione a ferramenta BRUSH e configure-a como mostrado na imagem seguinte



Agora vamos começar a "pintar"os pontos necessários. clique na miniatura da máscara para ativá-la, e começe o trabalho com o pincel, para facilitar, marquei em vermelho os pontos básicos a serem apagados, inclua também a ponta do nariz e os lábios.
Então, guie-se pela imagem abaixo:




Feita essa parte, tele CTRL + E para mesclar a camada mascarada com a camada abaixo.

Por enquanto,estamos com nossa imagem assim:




9º Passo:
Nesse momento, aplicaremos aquele que é o efeito mais aparente nessa sequência, o UNSHARP MASK (Máscara de nitidez).

Faça como na imagem abaixo, acionando o menu FILTER (Filtro)>SHARPEN (Nitidez)> UNSHARP MASK (Máscara de nitidez), e configurando da forma mostrada:



Em seguida, mude o modo de mesclagem da camada para LUMINOSITY (luminosidade), utilize a imagem abaixo como referência:





10º Passo:
Agora iremos transformar essa camada superior em um SMART OBJECT, a vantagem de convertermos uma camada para um SMART OBJECT é de podermos aplicar diversos filtros sem afetar a integridade inicial da camada pois esses filtros ficam "vinculados" à camada e ainda por cima mascarados podendo assim ser apagados em regiões específicas, portanto, no painel de camadas, clique com o mouse botão direito em cima da camada superior, e acione a opção CONVERT TO SMART OBJECT, prossiga como na imagem abaixo:

11º Passo:
Agora, iremos aplicar 2 filtros de remoção de ruídos, texturas e sujeiras, portanto, ainda se mantendo na camada superior, agora um SMART OBJECT, vamos acionar o primeiro filtro pelo menu FILTER(Filtro)>NOISE(Ruído) >REDUCE NOISE(Redução de ruído).
Configure da seguinte forma



Verifique na imagem abaixo, como está nosso painel de camadas, e a imagem:




12º Passo:
Em seguida, aplicaremos mais um filtro, desta vez o filtro SURFACE BLUR(Desfoque de superfície), como o nome já diz, esse filtro irá desfocar toda a área que o programa identificará como superfície lisa, mantendo as arestas e bordas excluidas da aplicação.
Então direcione-se ao menu FILTER(Filtro)>BLUR(Desfoque)>SURFACE BLUR(Desfoque de superfície)
Configure da forma mostrada abaixo, porém, esse é mais um filtro que depende de sua percepção em relação à imagem, evite exagerar nos valores pois tal exagero, dependendo da imagem, pode torná-la muito artificial.
Na imagem que estamos utilizando, os valores abaixo são ideais, portanto utilize-os como referência.




13º Passo:
Agora iremos repetir o procedimento tomado no 8ºpasso, utilizando a ferramenta BRUSH TOOL (Pincel) com as mesmas configurações anteriores, mostradas a seguir:



Com a ferramenta ativa, iremos agora inverter a máscara ocultando assim os dois filtros aplicados anteriormente.
Dê um clique somente na miniatura branca relativa a máscara, em seguida tecle CTRL+I e dessa forma, iremos inverter a mesma.
Ao ser invertida, a máscara se tornará preta, ocultando assim os efeitos aplicados:
Confira abaixo a imagem e tente guiá-la:




14º Passo:
Nesse momento, utilizaremos a BRUSH TOOL para remover a textura de toda a superfície da imagem, iremos "pintar" as partes indicadas abaixo:



Devemos ficar com a imagem da seguinte forma:




15º Passo:
Agora estamos já na estapa final, aplicaremos o filtro NOISE (Ruido) nessa mesma camada portanto acione o menu FILTER(Filtro) > NOISE(Ruido)> ADD NOISE(Adicionar ruido), utilizando as seguintes configurações:

AMOUNT= 6 % - UNIFORM - MONOCROMATIC

Iremos agora, duplicar a camada, colocá-la em modo MULTIPLY (Multiplicação) e OPACITY (opacidade) para 25% e Fill (preenchimento) 25%
Em seguida, duplique essa mesma camada, coloque-a em modo VIVID LIGHT (Luz brilhante) OPACITY (opacidade) para 25% e Fill (preenchimento) 25%
Confira abaixo a correta distribuição de camadas:




16º Passo:
Agora o passo final, com a camada superior ativa, acione o menu LAYER(camada)>NEW ADJUSTMENT LAYER(Nova camada de ajuste)>HUE/SATURATION(Matiz Satuação), e altere somente o valor da saturação para 14.
Esse é outro ajuste que dependerá da imagem que estará sendo utilizada.




Confira abaixo as duas imagens, a original e a com o efeito aplicado:







Bom, espero que gostem desse artigo, e consigam acompanhá-lo.
Façam suas experiências alterando os valores das aplicações dos filtros, e os modos de mesclagem das camadas
Tive atenção para não forçar muito nos filtros, mas como dito anteriormente, tudo é uma questão de coerência, faça de acordo com o que sua imagem e percepção mandarem.
Um abraço a todos.
Até a próxima.

Luiz Felipe de Freitas

Luiz Felipe de Freitas - Photoshopmaster e Designer Gráfico formado pelo curso tecnico de Design gráfico e Produção Gráfica Senac Rio Tecnologia.
Também certificado pelo curso britânico Total training For Adobe Photoshop/Illustrator Cs 2 / Cs 2 Advanced.
Há 5 anos atuando como gerente e Adm do Staff do portal e forum de designers e web designers,
Upmasters.